1 º CAMPEONATO DE PROPARTS/EXTREME 2019
O campeonato será realizado em 5(cinco) etapas, sempre às terças Feiras.
Início dia 08/01/2019
2ª Etapa dia 22/01/2019
3ª Etapa dia 05/02/2019
4ª Etapa dia 19/02/2019
5ª Etapa dia 12/03/2019
Horário de início das baterias será precisamente às 19:30 Horas.
A pista estará aberta para treinos as 15:00 hs e será desligada às 19:00 hs.
INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas no período de 04/01/2019 A 08/01/2019
A inscrição para associados será de R$ 15,00 e para não associados será de R$ 28,00 (VÁLIDA PARA A PRIMEIRA ETAPA)
Cada etapa seguinte (2ª, 3ª ,4ª e 5ª etapas) custará R$ 12,00 para ASSOCIADOS e R$ 25,00 para NÃO ASSOCIADOS.
REGULAMENTO DOS CARROS
CARROCERIA
Qualquer Marca e Modelo, exceto Asas, não sendo permitidas adaptações fora dos padrões e dimensões do chassi conforme abaixo.
1- A bôlha deverá estar pintada ou pelo menos adesivada caso seja transparente.
2- Decoração da bolha será livre.
3- Não serão permitidas bolhas partidas, rachadas ou quebradas e com adaptações fora das dimensões dos chassis e não poderão raspar a pista.
CHASSIS
1- Chassis “Proparts” ou “Extreme” sendo permitido o modelo novo e antigo.
2- O chassis não poderá estar com menos de 0,6 mm de distância da pista não poderá raspar na pista.
PNEUS
1- Somente pneus de espuma, “shore” livre. Obrigatório “pneu” dianteiro.
2- Diâmetro dos pneus deverá ser de no mínimo 18,5 mm desde que seja observado o item “2” de “CHASSIS” e a atração magnética total permitida.
3- Os pneus não poderão estar para fora da carroceria. (63 mm máximo).
RODAS
1- Somente rodas de metal “tipo B52”, diâmetro livre desde que, com o pneu, não ultrapasse o permitido.
2- As rodas dianteiras são obrigatórias... devendo estar dentro dos limites da carroceria.
IMÃS
1- Um imã original desde que no slot original do chassis.
2- O imã deverá estar no slot original e no nível do chassis.
3- A atração magnética não poderá ser superior a 500 gramas incluindo o peso do carro.
MOTOR
1- Somente motor Falcon 25K RPM, novo ou usado, porém lacrado sem sinais de abertura de caixa.
2- O motor não poderá ultrapassar 29k .
RELAÇÃO
1- A relação Coroa X Pinhão será livre, desde que seja PIT 48 e de metal. (ex: tipo NSR)
(não será permitida relação de material plástico)
EIXOS
1- Eixos serão 3/32
BUCHAS
1- Marca livre desde que sejam 3/32, podendo ser “rolamentadas”.
GUIAS
1- Deverão ter no máximo 2,4 mm de comprimento.
PISTA
1- Será “glubada”.
GERAL
1- A vistoria será realizada por “vistoriador” convidado pelo Diretor de prova.
2- A vistoria será realizada a partir das 18:45 hs terminando às 19:20 hs.
3- Todas as etapas terão vistoria no início... O carro que sofrer qualquer tipo de reparo na bancada será vistoriado no final da prova. Poderão ser vistoriados outros carros a critério do diretor de prova. No final da prova serão vistoriados os 3 primeiros colocados.
4- Os carros não vistoriados até as 19:20 hs não poderão competir.
5- Os carros vistoriados serão retidos pelo “vistoriador” que os colocará na pista 5 minutos antes da largada. Não será permitido ao piloto tocar no carro ou movimentar o mesmo antes da largada. (sujeito a penalidade de 1 volta).
6- O carro que não atender o regulamento poderá ser reparado e reapresentado desde que dentro do período de vistoria.
7- O carro reprovado na vistoria, esgotado o horário da mesma, não poderá competir e não ensejará ao piloto a restituição da inscrição.
8- Os carros serão entregues aos competidores no término de cada etapa podendo ser levados pelos mesmos.
REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO
1- A duração de cada fenda será de 3 (três) minutos e o intervalo entre fendas será de 90 segundos cronometrados. Serão anotadas as barras no final de cada etapa, motivo pelo qual os pilotos não poderão tocar os carros até a liberação pelo diretor de prova).
2- Das 4(quatro) primeiras etapas, uma poderá ser descartada pelo piloto devendo o mesmo comunicar o diretor de provas até 30 minutos antes da largada da 5ª etapa.
3- A ultima etapa será obrigatória para todos os pilotos.
4- As etapas poderão ter re colocadores dependendo do número de participantes.
5- Toda vez que um carro sair da fenda ou da pista em pontos de difícil acesso, em caso de acidente com mais de um carro, ou ainda a critério do diretor de prova, ou invadir a fenda de outro competidor, a pista será desligada...em caso de saídas individuais, será acionado o “ Safet Car”...As luzes das torres começarão a piscar e a tensão das fendas será automaticamente reduzida.
6- Durante o “Safet Car” o próprio piloto deverá recolocar seu carro, caso não haja re colocador no local.
7- Enquanto perdurar o “Safet Car”, os pilotos continuarão andando, porém não poderão ultrapassar o piloto à sua frente, devendo manter distância suficiente para que no caso do piloto à sua frente reduzir a velocidade de seu carro não haja ultrapassagem.
8- O piloto que estiver à frente de cada carro poderá reduzir a sua velocidade para fazer as curvas, mas jamais poderá parar. Se parar será penalizado em 2 (duas ) voltas e na reincidência poderá ser eliminado, exeto em caso de avaria comprovada do carro.
9- Em caso de ultrapassagem durante o “Safet Car” o piloto será penalizado em 1 (volta) a ser descontada na apuração da etapa, a critério do diretor de prova.
10- Durante o Saf Car, se o carro estiver bloqueando a passagem de outro piloto este deverá parar. Se bater ou empurar o carro que estiver bloqueando a fenda será penalizado em 1 volta, automaticamente. Casos especiais serão decididos pelo Diretor de prova.
11- Em casos especiais, a critério do Diretor de Prova, a pista poderá ser desligada a fim de que sejam evitados acidentes maiores.
12- Será indicado pelo diretor, entre os pilotos que não estiverem correndo, um ou dois “Bandeiras” cuja tarefa será fiscalizar e informar ao Diretor de Prova sobre Safet Car ou parada total da pista.
13- Em caso de obstrução de fenda o “Bandeira” deverá informar em voz alta as cores das fendas bloqueadas.
14- O diretor de prova agirá somente sob a informação do “Bandeira” e não considerará a informação dos pilotos, exceto em caso de “fenda”, que deverá ser informado pelo piloto.
15- Em caso de falha do “Bandeira” a decisão será a do Diretor de Prova.
16- Somente ao “bandeira” caberá esses comandos para o Diretor de Prova.
17- A cada fenda disputada a pista será desligada automaticamente e os carros deverão permanecer em seus lugares de parada até que os auxiliares os mudem de fenda, não sendo permitido aos pilotos tocarem seus carros. Entretanto o piloto poderá pedir ao auxiliar que seja dada permissão para arrumar contatos e limpar pneus recebendo o carro das mão do auxiliar.
18- O piloto que não estiver correndo será re colocador.
19- No caso de “Bad Start” o piloto será penalizado automaticamente em 1(uma) volta.
20- Qualquer tipo de reparo no carro deverá ser feito com a pista ligada e na bancada. O carro deverá ser retirado da pista pelo piloto. Ao retornar deverá colocá-lo na mesma posição, “barra”, onde foi retirado para reparo podendo aproximá-lo ao primeiro ponto de reta após a saída. O piloto que reparar carro na baia de pilotagem será penalizado em 1 volta.
21- O intervalo entre fendas será de 90 segundos cronometrados não havendo tolerância. O piloto que não estiver na baia no momento da largada poderá largar desde que não obstrua outro competidor. Em caso de obstrução será penalizado a critério do diretor de prova.
22- ATENÇÃO: Em nenhuma hipótese serão toleradas reclamações durante as baterias...O piloto que reclamar durante a bateria será “automaticamente” penalizado em 2 (duas) Voltas, sem prévio aviso, que serão descontadas ao final da etapa, independente do mérito de sua reclamação. Não serão toleradas “indelicadezas” entre os pilotos ou com qualquer que esteja prestigiando a competição.
23- As reclamações deverão ser feitas, somente, após o término de cada bateria e diretamente ao diretor de prova...As reclamações serão analisadas pelo diretor de prova em conjunto com o “vistoriador” e a decisão será informada pelo diretor de prova, com conhecimento de todos, antes da apuração do resultado final da etapa.
24- Recomenda-se que os pilotos evitem conversar durante as baterias a fim de se manter uma boa concentração na competição. Os casos omissos serão decididos pelo diretor de prova.
25- Será Campeão o piloto que der maior número de voltas na somatória de todas as etapas (já considerado o descarte). Em caso de empate, será considerado o total de barras remanescentes de cada piloto.
26- O piloto poderá desistir da bateria e até da etapa...para isso deverá parar seu carro entre as “barras” 49 e 51, exceto se não hover condições mecânicas para tal, e retirar seu carro comunicando a desistência ao Diretor.
27- O piloto que desistir da competição não terá direito a restituição de valores de inscrição e etapas.
28- Serão entregues “troféus” ao Primeiro, segundo e Terceiro colocados na apuração Final do campeonato dia 04/12/2018 e medalhas de participação aos demais.
29- O que não estiver escrito neste regulamento é proibido.
O “Diretor de Prova” é SOBERANO e IMPARCIAL em suas decisões.
O piloto que não cumprir este regulamento poderá ser ELIMINADO da ETAPA e até da COMPETIÇÃO, a critério do diretor de prova.
O objetivo principal desta competição é a DIVERSÃO.
Lembramos que: SOMOS TODOS AMIGOS
E que “SOMENTE UM PILOTO será o “VENCEDOR” de cada bateria, etapa ou competição. Portanto, cabe a todos nós externarmos o BOM ESPÍRITO DE COMPETIÇÃO, COLABORAÇÃO, RESPEITO e AMIZADE”.
AEROPORTO SLOT CAR CLUBE
A administração DESEJAMOS BOA SORTE E BOA DIVERSÃO A TODOS