1º CAMPEONATO POP LATINHA 2019

Logo Oficial 01.jpg


1 º CAMPEONATO DE  “POP - LATINHA”

AEROPORTO AUTORAMA CLUBE – JANEIRO/2019

O campeonato será realizado em 5(cinco) etapas, sempre aos Sábados

“WARM UP” Início dia 12/01/2019

1ª Etapa dia 19/01/2019

2ª Etapa dia 26/01/2019

3ª Etapa dia 02/02/2019

4ª Etapa dia 09/02/2019

Final dia 16/02/2019

Horário de início das baterias será precisamente às 16:00 Horas.

A pista estará aberta para treinos as 14:00 hs e será desligada às 15:40 hs.

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas no inicio de cada Etapa.

A inscrição para associados será de R$ 12,00 (VÁLIDA PARA A PRIMEIRA ETAPA)

A inscrição para não associados será de R$ 25,00 (VÁLIDA PARA A PRIMEIRA ETAPA)

Cada etapa seguinte (2ª, 3ª e 4ª etapas e final) custará R$ 10,00 PARA ASSOCIADOS E R$ 20,00 PARA NÃO ASSOCIADOS.

REGULAMENTO DOS CARROS

CARROCERIA  “ BÔLHA”

1-      Será permitido qualquer modelo e marca, exceto asa.

2-      A bolha deverá estar pintada ou pelo menos adesivada caso seja transparente.

3-      Decoração da bolha será livre.

4-      Não serão permitidas bolhas partidas, rachadas ou quebradas.

5-      A bolha não poderá raspar na pista.

CHASSIS

1-      “Pop” sendo permitido somente os modelos 1/32 de metal.

2-      O chassis não poderá estar com menos de 0,7 mm de distância da pista.

PNEUS

1-      Somente pneus de espuma, “shore” livre.  Obrigatório “pneu” dianteiro porem opcional tocarem a pista.

2-      Diâmetro dos pneus traseiros deverá ser de no mínimo 17,0 mm desde que seja observado o item “2” de “CHASSIS”.

RODAS

3-      Somente rodas de metal, diâmetro livre desde que, com o pneu, não ultrapasse 83 mm.

4-      As rodas dianteiras são obrigatórias... IMÃS

1-      Proibido uso de imãs.

2-      Permitido uso de lastro de chumbo desde que dentro do carro.

MOTOR

1-      Somente motor Mabuchi (latinha – batatão), novo ou usado, porém lacrado sem sinais de abertura de caixa.

2-      O motor não poderá ultrapassar 14k RPM medido a 12 volts ; Máximo 17k medido a 13,8 volts.

3-      A lojinha do clube terá motores novos à disposição.

RELAÇÃO

1-      A relação Coroa X Pinhão será livre, desde que seja PIT 48 e de metal (não será permitida relação de material plástico). Permitido pinhão de aço.

EIXOS

1-      Eixos serão 3/32 ou 1/8.

BUCHAS

1-      Marca livres podendo ser “rolamentadas”.

GUIAS

1-      Deverão ter no máximo 2,4 mm de comprimento.

PISTA

1-      Será “glubada”.

GERAL

1-      A vistoria será realizada por “vistoriador” convidado pelo Diretor de prova.

2-      A vistoria será realizada a partir das 15:00 hs terminando às 15:45 hs.

3-      Todas as etapas terão vistoria no início... O carro que sofrer qualquer tipo de reparo na bancada será vistoriado no final da prova. Poderão ser vistoriados outros carros a critério do diretor de prova.

4-      Os carros não vistoriados até as 15:45 hs não poderão competir.

5-       Os carros vistoriados serão retidos pelo “vistoriador” que os colocará na pista 5 minutos antes da largada. Não será permitido ao piloto tocar no carro ou movimentar o mesmo antes da largada. (sujeito a penalidade de 1 volta).

6-      O carro que não atender o regulamento poderá ser reparado e reapresentado desde que dentro do período de vistoria.

7-      O carro reprovado na vistoria não poderá competir e não ensejará ao piloto a restituição da inscrição.

8-      Os carros serão entregues aos competidores no término de cada etapa podendo ser levados pelos mesmos.

9-      Os motores serão lacrados.

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

1-      A duração de cada fenda será de 3 (três) minutos e o intervalo entre fendas será de 90segundos cronometrados.

2-      Das 4(quatro) primeiras etapas, uma poderá ser descartada pelo piloto devendo o mesmo comunicar o diretor de provas até 30 minutos antes da largada da 5ª etapa.

3-      A ultima etapa será obrigatória para todos os pilotos.

4-      A competição será por numero de voltas/barras...O Warm Up contemplará os pilotos em voltas que serão somadas às voltas das etapas conforme tabela abaixo:

Classificação

10º

11º

12º

Voltas cheias

6

4

3

2

1

1

0

 0

 0

 0

   0

  0

 

5-      As etapas poderão ter re colocadores desde que o numero de competidores seja superior a “6”.

6-      O diretor de prova poderá designar “bandeiras” (auxiliares).

7-      Toda vez que um carro sair da fenda ou da pista em pontos sem re colocadores, em caso de acidente com mais de um carro ou ainda a critério do diretor de prova, será acionado o “ Safet Car”...As luzes das torres começarão a piscar e a tensão das fendas será automaticamente reduzida.

8-      Se o carro invadir a fenda do adversário a pista “Para”.

9-      Durante o “Safet Car” o próprio piloto deverá recolocar seu carro.

10-  Enquanto perdurar o “Safet Car”, os pilotos continuarão andando, porém não poderão ultrapassar o piloto à sua frente, devendo manter distância suficiente para que no caso do piloto à sua frente reduzir a velocidade de seu carro não haja ultrapassagem.

11-  O piloto que estiver à frente de cada carro poderá reduzir a sua velocidade para fazer as curvas, mas jamais poderá parar. Se parar será penalizado em 2 (duas ) voltas e na reincidência poderá ser eliminado.

12-  Caso o carro que saiu esteja bloqueando a fenda de outro piloto este deverá “parar” podedo prosseguir, ainda em Safet Car”,assim que  o carro que estiver obstruindo for retirado da fenda. O piloto que bater ou empurrar propositalmente no carro parado será penalizado com a perda de 2 voltas sem direito a recurso.

13-  Em caso de ultrapassagem durante o “Safet Car” o piloto será penalizado em 1 (volta) a ser descontada na apuração da etapa.

14-  Em casos especiais, a critério do Diretor de Prova, a pista poderá ser desligada a fim de que sejam evitados acidentes maiores.

15-  A cada fenda disputada a pista será desligada automaticamente e os carros deverão ser trocados de fenda conforme programa de voltas.

16-  Na ultima bateria os carros não poderão ser retirados até que sejam anotadas as “barras”.

17-  No caso de “Bad Start” o piloto será penalizado automaticamente em 1(uma) volta.

18-  Qualquer tipo de reparo no carro deverá ser feito com a pista ligada e na bancada. O carro deverá ser retirado da pista pelo piloto. Ao retornar deverá colocá-lo na mesma “barra” onde foi retirado para reparo. O piloto que reparar carro na baia de pilotagem será penalizado em 1 volta.

19-  O intervalo entre fendas será de 90 segundos cronometrados não havendo tolerância. O piloto que não estiver na baia no momento da largada poderá largar na barra 59 com muito cuidado desde que não atrapalhe os demais competidores.

20-  Em nenhuma hipótese serão toleradas reclamações durante as baterias...O piloto que reclamar durante a bateria será automaticamente penalizado em 2 (duas) Voltas, que serão descontadas ao final da etapa, independente do mérito de sua reclamação.

21-  As reclamações deverão ser feitas, somente, após o término de cada bateria...As reclamações serão analisadas pelo diretor de prova em conjunto com o “vistoriador”  e a decisão  será informada pelo diretor de prova, com conhecimento de todos, antes da apuração do resultado final da etapa.

22-  Recomenda-se que os pilotos evitem conversar durante as baterias a fim de se manter uma boa concentração na competição.

23-  Será Campeão o piloto que der maior número de voltas na somatória de todas as etapas

já considerado o descarte. Em caso de empate, será considerado o total de barras remanescentes de cada piloto.

24-  O piloto poderá desistir da bateria e até da etapa...para isso deverá parar seu carro entre as “barras” 49 e 51 e retirar seu carro comunicando a desistência ao Diretor.

25-  O piloto que desistir da competição não terá direito a restituição de valores de inscrição e etapas.

26-  Serão entregues “troféus” ao Primeiro, segundo e Terceiro colocados na apuração Final do campeonato dia 16/02/2019 e medalhas aos demais.

27-  O que não estiver escrito neste regulamento é proibido.

O “Diretor de Prova” é SOBERANO e IMPARCIAL em suas decisões.

O piloto que não cumprir este regulamento poderá ser ELIMINADO da ETAPA e até da COMPETIÇÃO, a critério do diretor de prova.

O objetivo principal desta competição é a DIVERSÃO.

 

Lembramos que:

SOMOS TODOS AMIGOS              

E que “SOMENTE UM PILOTO será o “VENCEDOR”  de cada bateria, etapa ou competição. Portanto, cabe a todos nós externarmos o BOM ESPÍRITO DE COMPETIÇÃO, COLABORAÇÃO, RESPEITO e AMIZADE”.

AEROPORTO SLOT CAR CLUBE

A administração                      DESEJAMOS SORTE E BOA DIVERSÃO A TODOS