|
AEROPORTO AUTORAMA CLUBE – JANEIRO/2019
O campeonato será realizado em 5(cinco) etapas, sempre aos Sábados
“WARM UP” Início dia 12/01/2019
1ª Etapa dia 19/01/2019
2ª Etapa dia 26/01/2019
3ª Etapa dia 02/02/2019
4ª Etapa dia 09/02/2019
Final dia 16/02/2019
Horário de início das baterias será precisamente às 16:00 Horas.
A pista estará aberta para treinos as 14:00 hs e será desligada às 15:40 hs.
INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas no inicio de cada Etapa.
A inscrição para associados será de R$ 12,00 (VÁLIDA PARA A PRIMEIRA ETAPA)
A inscrição para não associados será de R$ 25,00 (VÁLIDA PARA A PRIMEIRA ETAPA)
Cada etapa seguinte (2ª, 3ª e 4ª etapas e final) custará R$ 10,00 PARA ASSOCIADOS E R$ 20,00 PARA NÃO ASSOCIADOS.
REGULAMENTO DOS CARROS
CARROCERIA “ BÔLHA”
1- Será permitido qualquer modelo e marca, exceto asa.
2- A bolha deverá estar pintada ou pelo menos adesivada caso seja transparente.
3- Decoração da bolha será livre.
4- Não serão permitidas bolhas partidas, rachadas ou quebradas.
5- A bolha não poderá raspar na pista.
CHASSIS
1- “Pop” sendo permitido somente os modelos 1/32 de metal.
2- O chassis não poderá estar com menos de 0,7 mm de distância da pista.
PNEUS
1- Somente pneus de espuma, “shore” livre. Obrigatório “pneu” dianteiro porem opcional tocarem a pista.
2- Diâmetro dos pneus traseiros deverá ser de no mínimo 17,0 mm desde que seja observado o item “2” de “CHASSIS”.
RODAS
3- Somente rodas de metal, diâmetro livre desde que, com o pneu, não ultrapasse 83 mm.
4- As rodas dianteiras são obrigatórias... IMÃS
1- Proibido uso de imãs.
2- Permitido uso de lastro de chumbo desde que dentro do carro.
MOTOR
1- Somente motor Mabuchi (latinha – batatão), novo ou usado, porém lacrado sem sinais de abertura de caixa.
2- O motor não poderá ultrapassar 14k RPM medido a 12 volts ; Máximo 17k medido a 13,8 volts.
3- A lojinha do clube terá motores novos à disposição.
RELAÇÃO
1- A relação Coroa X Pinhão será livre, desde que seja PIT 48 e de metal (não será permitida relação de material plástico). Permitido pinhão de aço.
EIXOS
1- Eixos serão 3/32 ou 1/8.
BUCHAS
1- Marca livres podendo ser “rolamentadas”.
GUIAS
1- Deverão ter no máximo 2,4 mm de comprimento.
PISTA
1- Será “glubada”.
GERAL
1- A vistoria será realizada por “vistoriador” convidado pelo Diretor de prova.
2- A vistoria será realizada a partir das 15:00 hs terminando às 15:45 hs.
3- Todas as etapas terão vistoria no início... O carro que sofrer qualquer tipo de reparo na bancada será vistoriado no final da prova. Poderão ser vistoriados outros carros a critério do diretor de prova.
4- Os carros não vistoriados até as 15:45 hs não poderão competir.
5- Os carros vistoriados serão retidos pelo “vistoriador” que os colocará na pista 5 minutos antes da largada. Não será permitido ao piloto tocar no carro ou movimentar o mesmo antes da largada. (sujeito a penalidade de 1 volta).
6- O carro que não atender o regulamento poderá ser reparado e reapresentado desde que dentro do período de vistoria.
7- O carro reprovado na vistoria não poderá competir e não ensejará ao piloto a restituição da inscrição.
8- Os carros serão entregues aos competidores no término de cada etapa podendo ser levados pelos mesmos.
9- Os motores serão lacrados.
REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO
1- A duração de cada fenda será de 3 (três) minutos e o intervalo entre fendas será de 90segundos cronometrados.
2- Das 4(quatro) primeiras etapas, uma poderá ser descartada pelo piloto devendo o mesmo comunicar o diretor de provas até 30 minutos antes da largada da 5ª etapa.
3- A ultima etapa será obrigatória para todos os pilotos.
4- A competição será por numero de voltas/barras...O Warm Up contemplará os pilotos em voltas que serão somadas às voltas das etapas conforme tabela abaixo:
Classificação | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º | 11º | 12º |
Voltas cheias | 6 | 4 | 3 | 2 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
5- As etapas poderão ter re colocadores desde que o numero de competidores seja superior a “6”.
6- O diretor de prova poderá designar “bandeiras” (auxiliares).
7- Toda vez que um carro sair da fenda ou da pista em pontos sem re colocadores, em caso de acidente com mais de um carro ou ainda a critério do diretor de prova, será acionado o “ Safet Car”...As luzes das torres começarão a piscar e a tensão das fendas será automaticamente reduzida.
8- Se o carro invadir a fenda do adversário a pista “Para”.
9- Durante o “Safet Car” o próprio piloto deverá recolocar seu carro.
10- Enquanto perdurar o “Safet Car”, os pilotos continuarão andando, porém não poderão ultrapassar o piloto à sua frente, devendo manter distância suficiente para que no caso do piloto à sua frente reduzir a velocidade de seu carro não haja ultrapassagem.
11- O piloto que estiver à frente de cada carro poderá reduzir a sua velocidade para fazer as curvas, mas jamais poderá parar. Se parar será penalizado em 2 (duas ) voltas e na reincidência poderá ser eliminado.
12- Caso o carro que saiu esteja bloqueando a fenda de outro piloto este deverá “parar” podedo prosseguir, ainda em Safet Car”,assim que o carro que estiver obstruindo for retirado da fenda. O piloto que bater ou empurrar propositalmente no carro parado será penalizado com a perda de 2 voltas sem direito a recurso.
13- Em caso de ultrapassagem durante o “Safet Car” o piloto será penalizado em 1 (volta) a ser descontada na apuração da etapa.
14- Em casos especiais, a critério do Diretor de Prova, a pista poderá ser desligada a fim de que sejam evitados acidentes maiores.
15- A cada fenda disputada a pista será desligada automaticamente e os carros deverão ser trocados de fenda conforme programa de voltas.
16- Na ultima bateria os carros não poderão ser retirados até que sejam anotadas as “barras”.
17- No caso de “Bad Start” o piloto será penalizado automaticamente em 1(uma) volta.
18- Qualquer tipo de reparo no carro deverá ser feito com a pista ligada e na bancada. O carro deverá ser retirado da pista pelo piloto. Ao retornar deverá colocá-lo na mesma “barra” onde foi retirado para reparo. O piloto que reparar carro na baia de pilotagem será penalizado em 1 volta.
19- O intervalo entre fendas será de 90 segundos cronometrados não havendo tolerância. O piloto que não estiver na baia no momento da largada poderá largar na barra 59 com muito cuidado desde que não atrapalhe os demais competidores.
20- Em nenhuma hipótese serão toleradas reclamações durante as baterias...O piloto que reclamar durante a bateria será automaticamente penalizado em 2 (duas) Voltas, que serão descontadas ao final da etapa, independente do mérito de sua reclamação.
21- As reclamações deverão ser feitas, somente, após o término de cada bateria...As reclamações serão analisadas pelo diretor de prova em conjunto com o “vistoriador” e a decisão será informada pelo diretor de prova, com conhecimento de todos, antes da apuração do resultado final da etapa.
22- Recomenda-se que os pilotos evitem conversar durante as baterias a fim de se manter uma boa concentração na competição.
23- Será Campeão o piloto que der maior número de voltas na somatória de todas as etapas
já considerado o descarte. Em caso de empate, será considerado o total de barras remanescentes de cada piloto.
24- O piloto poderá desistir da bateria e até da etapa...para isso deverá parar seu carro entre as “barras” 49 e 51 e retirar seu carro comunicando a desistência ao Diretor.
25- O piloto que desistir da competição não terá direito a restituição de valores de inscrição e etapas.
26- Serão entregues “troféus” ao Primeiro, segundo e Terceiro colocados na apuração Final do campeonato dia 16/02/2019 e medalhas aos demais.
27- O que não estiver escrito neste regulamento é proibido.
O “Diretor de Prova” é SOBERANO e IMPARCIAL em suas decisões.
O piloto que não cumprir este regulamento poderá ser ELIMINADO da ETAPA e até da COMPETIÇÃO, a critério do diretor de prova.
O objetivo principal desta competição é a DIVERSÃO.
Lembramos que:
SOMOS TODOS AMIGOS
E que “SOMENTE UM PILOTO será o “VENCEDOR” de cada bateria, etapa ou competição. Portanto, cabe a todos nós externarmos o BOM ESPÍRITO DE COMPETIÇÃO, COLABORAÇÃO, RESPEITO e AMIZADE”.
AEROPORTO SLOT CAR CLUBE
A administração DESEJAMOS SORTE E BOA DIVERSÃO A TODOS