O “autorama” ou Slot car (como é conhecido nos EUA), que utiliza um carro miniatura em escala 1/24 ou 1/32 e que anda em uma pista de madeira com variações em comprimento que chegam a ter até 50 metros, já existe há mais de 50 anos, tendo milhares de praticantes ao redor do mundo.
A princípio, surgiu como um hobby mas, aos poucos foi se profissionalizando, foi ganhando carisma e se tornando um esporte técnico acessível, fácil e emocionante.
Na década de 50, não era um esporte muito acessível, pelo fato dos carrinhos serem compostos por peças importadas de alto custo, baixa performance e, somente lojas de grande porte sobreviviam a isso. O brinquedo “Autorama” chegou ao Brasil em 1963, pela loja Mobral Modelismo em São Paulo, que começou a importá-los. No ano seguinte a Fábrica de brinquedos Estrela, licenciada pela Gilbert dos EUA, começou a produzi-los nacionalmente. Os primeiros carrinhos com um melhor acabamento e performance foram desenvolvidos pela Fábrica de Brinquedos Estrela na década de 70. Na época o autorama virou moda juntamente com o boliche.
O autorama ganhou nova versão no Brasil, com a estréia de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1. No Autorama “Emerson Fittipaldi”, o brinquedo ganhou versão elétrica. A mesma versão foi estendida para as versões seguintes, sempre com nomes de pilotos brasileiros que estavam em evidência na Fórmula 1, como Nélson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello.
Em 1973 fanáticos pelos “pequenos carrinhos de fenda” realizaram o primeiro campeonato brasileiro de autorama em oito cidades, na qual só poderia ser utilizado equipamento nacional produzido pela fábrica de brinquedos “Estrela”.
A partir disso, a cada década, o esporte tem se aprimorado e profissionalizado com a ajuda do avanço tecnológico e da informática.
Atualmente no Brasil não se fabricam mais modelos com desempenho profissional, mas com a globalização ficou fácil e relativamente barato importar modelos e acessórios dos Estados Unidos, Europa e Ásia ou adquiri-los em uma grande variedade de lojas importadoras em nosso país para o desenvolvimento desse esporte.
O esporte “AUTORAMA”
O auto modelismo de fenda conhecido como “Autorama” é considerado atualmente o segundo esporte em reflexo no mundo, perdendo apenas para a esgrima.
Além do mais, proporciona grande estímulo à nossa competitividade, afinando os reflexos e a motricidade e, com isso, proporcionando muitas horas de diversão. Nesse esporte podemos "correr" com segurança em pistas velozes mas sem a preocupação de acidentes.
O AUTORAMA “RÉPLICA”
Basicamente um carrinho de autorama “réplica” é a cópia de um carro original de competição tem escala 1/32 (ou seja, 32 vezes menor que o tamanho de um carro real) é composto por: 1- Carroceria em plástico; 2- Guia de nylon; 3- Rodas de ABS ou metálicas; 4- Chassi de plástico; 5- Motor Elétrico de 12 a 14 volts contínuos; 6- Par de buchas de nylon ou metal; 7- Arruelas de metal ou nylon; 8- Coroa de nylon ou metal; 9- Pneus de borracha, espuma ou silicone; 10- Eixos de aço; 11-.Pinhão de nylon ou metal; 12-.Cordoalhas de contato elétrico; 13-. Imãs de Neodímio; Para sua movimentação utiliza-se um acelerador elétrico com resistência ou acelerador eletrônico e uma pista alimentada com tensão que varia de 12 a 13,8 volts contínuos. Atualmente as pistas são informatizadas e monitoradas por softwares que possibilitam a comparação de performances diversas entre os carros e seus competidores. O investimento básico para iniciantes é inferior a R$ 450,00, no qual vai necessitar adquirir um acelerador, um carrinho, uma mala para colocá-los e ferramentas simples de manutenções e em algumas pistas é possível alugar o carinho e acelerador para experimentar. O “design” do carrinho é projetado de acordo com o carro original e cada detalhe é fundamental em seu desenvolvimento. Mas há carrinhos que podem ser personalizados conforme desejar; alguns podem ser visualizados em carros originais personalizados e normalmente os colecionadores preferem manter a originalidade dos carros.
O AUTORAMA PROFISSIONAL
O autorama com o passar do tempo deixou de ser um mero brinquedo e profissionalizou-se pois a preparação dos carros e pistas requerem equipamentos tecnológicos específicos, conhecimentos básicos e principalmente a paixão pelo automobilismo.
O autorama Profissional pode ser praticado por pessoas de qualquer sexo e idade independente de habilidades especiais; entretanto são necessários alguns conhecimentos básicos de matemática, geometria, física, eletricidade, treinamento, muita dedicação e disciplina para obter os melhores resultados e performances dos modelos que chegam a desenvolver velocidades de mais de 160 km por hora nas competições oficiais
Para se ter uma idéia, é só fazer uma comparação com um automóvel de verdade; seria o mesmo que estar pilotando a mais de 600 km/h!!! A respeito da aceleração, sem dúvida nenhuma, um carrinho de slot car é simplesmente o veículo mais rápido do mundo. Para acelerar de 0 a 100 km/h gasta-se inacreditavelmente 0,35 segundo. Qualquer carro em escala original de competição ficaria "comendo poeira" logo nos primeiros metros! Para pilotar um carro de competição há necessidade de se ter bom reflexo.
Atualmente, existem inúmeras marcas internacionais fabricantes de replicas com excelentes performances e cada uma delas com suas características próprias mas que podem competir perfeitamente entre si.
Existem inúmeros modelos de Réplicas para categorias de competições que muitas vezes seguem os regulamentos oficiais das competições regionais e mundiais dos carros de escala original, dentre elas a Formula 1, Nascar, DTM, Stock Car, Rally, GT (Gran Turismo), Lê Mans, Muscle Cars, dentre muitas outras.
AS COMPETIÇÕES
Em suas corridas quem ganha é quem der mais voltas na pista (com tempo determinado), revezando nas fendas que as pistas possuírem e que são identificadas por cores específicas que acompanham a cordoalha (contato elétrico da pista).
Os carros andam em uma fenda em pistas de madeira alimentada com 12 a 13,8 volts contínuos, que é responsável pela sua movimentação.
As competições nas pistas de réplicas de autorama são bem realistas com premiações que variam de troféus e medalhas para suas categorias específicas bem como premiação com carros, motores e acessórios para os vencedores a exemplo do automobilismo em escala original.
Ao contrário de muitos esportes existentes as competições de autorama são geralmente mistas com participantes do sexo masculino e feminino sem distinção de idade.
As categorias seguem os mesmos padrões existentes no automobilismo real. No Brasil ainda predominam as pistas de locação, que promovem competições locais, regionais e até mesmo internacionais mas a exemplo dos costumes europeus, na ultima década têm surgido diversas pistas com caráter “associativo” onde o principal objetivo é fortalecer, baratear cada vez mais e proporcionar a troca de todo tipo de informações e experiências sobre o esporte entre seus participantes dentro de um ambiente de amizade, colaboração, respeito e muita diversão.