1º CAMPEONATO DE “FÓRMULA 1 - ESTRELINHA” – REMEMBER 2019
O campeonato será realizado em 5(cinco) etapas, sempre aos Sábados
“WARM UP” Início dia 12/01/2019
1ª Etapa dia 19/01/2019
2ª Etapa dia 26/01/2019
3ª Etapa dia 02/02/2019
Semi Final dia 09/02/2019
Final dia 16/02/2019
Horário de início das baterias será precisamente às 18:30 Horas.
A pista estará aberta para treinos as 15:00 hs e será desligada às 18:00 hs.
1º CAMPEONATO DE “FÓRMULA 1 - ESTRELINHA” – GOLD MEMORY 2019
O campeonato será realizado em 5(cinco) etapas, sempre as Terças Feiras.
“WARM UP” Início dia 15/01/2019 (classificação)
1ª Etapa dia 29/01/2019
2ª Etapa dia 12/02/2019
3ª Etapa dia 26/02/2019
Semi Final dia 19/03/2019
Final dia 26/03/2019
Horário de início das baterias será precisamente às 19:30 Horas.
A pista estará aberta para treinos as 15:00 hs e será desligada às 19:00 hs.
INSCRIÇÕES
A inscrição para associados será de R$ 15,00 e para não associados será de R$ 28,00 (VÁLIDA PARA A PRIMEIRA ETAPA)
Para as demais Etapas a inscrição será de R$ 12,00 para associados e R$ 25,00 para não associados devendo ser feita no dia de cada Etapa.
REGULAMENTO
CARROCERIA “Formula 1 – Estrela – anos 60, 70 e 80” -
1- A carroceria deverá estar na cor original da réplica - estrela podendo ou não estar com decalques.
2- Não serão permitidas carrocerias partidas, rachadas ou quebradas, devendo estar com seus aerofólios. Espelhos, vidros e detalhes de suspensão são opcionais.
CHASSI
1- Somente chassis de metal original estrela sendo permitidos os modelos 60, 70 e 80 em linha ou ângulo com ou sem pendulo.
2- O chassi não poderá estar com menos de 1,00 mm de distância da pista.
3- Não será permitida a nova geração com chassis plásticos.
PNEUS
1- Somente pneus de espuma com tipos e medidas originais estrela, shore livre, não sendo permitidos pneus piranha ou B52 e similares de bolha.
2- Diâmetro mínimo dos pneus deverá ser de 18 mm desde que seja observado o item “2” de “CHASSIS” .
3- Amedida máxima entre os pneus traseiros não poderá ultrapassar 83 mm. O mesmo deverá ser observado para os dianteiros.
RODAS
1- Somente roda de metal original Estrela.
2- As rodas dianteiras são obrigatórias e deverão estar com pneus de espuma e tocar a pista.
IMÃS
1- Não serão permitidos imãs. Poderá ser usado lastro de chumbo.
2- Peso máximo dos carros com motor angular = 150 gramas e em linha = 135 gramas.
MOTOR
1- Somente motor Oxford original Estrela, novo ou usado. Cabeçotes: Branco, cinza, vermelho, azul e preto, sem alterações de qualquer espécie.
2- Não serão permitidos motores com passe no coletor, enrolamento de induzido alterado, coletor adiantado ou imãs do motor aproximados.
3- Os motores deverão ter no máximo 26k RPM. Caso contrário deverá ser substituído o motor.
4- RPM medido na roda não deve ultrapassar 8,5K.
RELAÇÃO
1- A relação Coroa X Pinhão será livre, desde que seja PIT 48 originais Estrela, Sebring, Paraíso ou Cox.
2- Não é permitido pinhão angular nem pinhão de aço. Somente pinhões de latão originais.
EIXOS
1- Eixos diâmetro 1/8.
BUCHAS
1- Originais da Estrela. Não será permitida bucha de Bolha e nem bucha rolamentada.
GUIA
1- Original da Estrela, Cox ou Paraíso comprimento máximo 20 mm.
PISTA
1- Será “glubada”.
GERAL
1- A vistoria será realizada por “vistoriador” indicado pelo Diretor de prova.
2- A vistoria será realizada a partir das 18:50 hs terminando às 19:20 hs.
3- Todas as etapas terão vistoria no início... O carro que sofrer qualquer tipo de reparo na bancada será vistoriado no final da prova. Poderão ser vistoriados outros carros a critério do diretor de prova.
4- Os carros não vistoriados até as 18:50 hs não poderão competir.
5- Os carros vistoriados serão retidos pelo “vistoriador” que os colocará na pista 5 minutos antes da largada para o “Warm up”. Não será permitido ao piloto tocar no carro ou movimentar o mesmo antes da largada. (sujeito a penalidade de 1 volta).
6- O carro que não atender o regulamento poderá ser reparado e reapresentado desde que dentro do período de vistoria.
7- O carro reprovado na vistoria não poderá competir e não ensejará ao piloto a restituição da inscrição.
8- Os carros serão entregues aos competidores no término de cada etapa podendo ser levados pelos mesmos.
REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO
1- A classificação será por número de voltas na etapa completa e o prêmio será em ganho de pontos iniciais conforme abaixo:
Classificação | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º | 11º | 12º |
pontos | 6 | 4 | 3 | 2 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
2- A duração de cada fenda será de 3 (três) minutos e o intervalo entre fendas será de 90 segundos cronometrados. Serão anotadas as barras no final de cada etapa, motivo pelo qual os pilotos não poderão tocar os carros até a liberação pelo diretor de prova).
3- Das 3(três) primeiras etapas, uma poderá ser descartada pelo piloto devendo o mesmo comunicar o diretor de provas até 30 minutos antes da largada da semi-final
4- A ultima etapa será obrigatória para os pilotos.
5- As etapas poderão ter re colocadores dependendo do número de participantes.
6- Toda vez que um carro sair da fenda ou da pista em pontos de difícil acesso, em caso de acidente com mais de um carro, ou ainda a critério do diretor de prova, ou invadir a fenda de outro competidor, a pista será desligada...em caso de saídas individuais, será acionado o “ Safet Car”...As luzes das torres começarão a piscar e a tensão das fendas será automaticamente reduzida.
7- Será indicado pelo diretor, entre os pilotos que não estiverem correndo, um ou dois “Bandeiras” cuja tarefa será fiscalizar e informar ao Diretor de Prova sobre Safet Car ou parada total da pista.
8- Em caso de obstrução de fenda o “Bandeira” deverá informar em voz alta as cores das fendas bloqueadas.
9- O diretor de prova agirá somente sob a informação do “Bandeira” e não considerará a informação dos pilotos, exceto em caso de “fenda”, que deverá ser informado pelo piloto.
10- A cada fenda disputada a pista será desligada automaticamente e os carros deverão permanecer em seus lugares de parada até que os auxiliares os mudem de fenda, não sendo permitido aos pilotos tocarem seus carros. Entretanto o piloto poderá pedir ao auxiliar que seja dada permissão para arrumar contatos e limpar pneus recebendo o carro das mãos do auxiliar.
11- O piloto que não estiver correndo será re colocador. (se houver nº suficiente de pilotos).
12- Em caso de falha do “Bandeira” a decisão será a do Diretor de Prova.
13- Somente ao “bandeira” caberá esses comandos para o Diretor de Prova.
temporada | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º | 11º | 12º |
2003 a 2009 | 10 | 8 | 6 | 5 | 4 | 3 | 3 |