1º CAMPEONATO DE FÓRMULA 1 - ESTRELINHA – REMEMBER 2019 e GOLD MEMORY 2019

1º CAMPEONATO DE “FÓRMULA 1 - ESTRELINHA” – REMEMBER 2019

O campeonato será realizado em 5(cinco) etapas, sempre aos Sábados

“WARM UP” Início dia 12/01/2019

1ª Etapa dia 19/01/2019

2ª Etapa dia 26/01/2019

3ª Etapa dia 02/02/2019

Semi Final  dia 09/02/2019

Final dia 16/02/2019

Horário de início das baterias será precisamente às 18:30 Horas.

A pista estará aberta para treinos as 15:00 hs e será desligada às 18:00 hs.

1º CAMPEONATO DE “FÓRMULA 1 - ESTRELINHA” – GOLD MEMORY 2019

O campeonato será realizado em 5(cinco) etapas, sempre as Terças Feiras.

“WARM UP” Início dia 15/01/2019 (classificação)

1ª Etapa dia 29/01/2019

2ª Etapa dia 12/02/2019

3ª Etapa dia 26/02/2019

Semi Final dia 19/03/2019

Final dia 26/03/2019

Horário de início das baterias será precisamente às 19:30 Horas.

A pista estará aberta para treinos as 15:00 hs e será desligada às 19:00 hs.

INSCRIÇÕES

A inscrição para associados será de R$ 15,00 e para não associados será de R$ 28,00 (VÁLIDA PARA A PRIMEIRA ETAPA)

Para as demais Etapas a inscrição será de R$ 12,00 para associados e R$ 25,00 para não associados devendo ser feita no dia de cada Etapa.

REGULAMENTO

CARROCERIA “Formula 1 – Estrela – anos 60, 70 e 80”  -

1-     A carroceria deverá estar na cor original da réplica - estrela podendo ou não estar com decalques.

2-     Não serão permitidas carrocerias partidas, rachadas ou quebradas, devendo estar com seus aerofólios.    Espelhos, vidros e detalhes de suspensão são opcionais.

CHASSI

1-     Somente chassis de metal original estrela sendo permitidos os modelos 60, 70 e 80 em linha ou ângulo com ou sem pendulo.

2-     O chassi não poderá estar com menos de 1,00 mm de distância da pista.

3-     Não será permitida a nova geração com chassis plásticos.

PNEUS

1-     Somente pneus de espuma com tipos e medidas originais estrela, shore livre, não sendo permitidos pneus piranha ou B52 e similares de bolha.

2-     Diâmetro mínimo dos pneus deverá ser de 18 mm desde que seja observado o item “2” de “CHASSIS” .

3-     Amedida máxima entre os pneus traseiros não poderá ultrapassar 83 mm. O mesmo deverá ser observado para os dianteiros.

RODAS

1-     Somente roda de metal original Estrela.

2-     As rodas dianteiras são obrigatórias e deverão estar com pneus de espuma e tocar a pista.

IMÃS

1-     Não serão permitidos imãs. Poderá ser usado lastro de chumbo.

2-     Peso máximo dos carros com motor angular = 150 gramas e em linha = 135 gramas.

MOTOR

1-     Somente motor Oxford original Estrela, novo ou usado. Cabeçotes: Branco, cinza, vermelho, azul e preto, sem alterações de qualquer espécie.

2-     Não serão permitidos motores com passe no coletor, enrolamento de induzido alterado, coletor adiantado ou imãs do motor aproximados.

3-     Os motores deverão ter no máximo 26k RPM. Caso contrário deverá ser substituído o motor.

4-     RPM medido na roda não deve ultrapassar 8,5K.

RELAÇÃO

1-      A relação Coroa X Pinhão será livre, desde que seja PIT 48 originais Estrela, Sebring, Paraíso ou Cox.

2-     Não é permitido pinhão angular nem pinhão de aço. Somente pinhões de latão originais.

EIXOS

1-      Eixos diâmetro 1/8.

BUCHAS

1-     Originais da Estrela. Não será permitida bucha de Bolha e nem bucha rolamentada.

GUIA

1-     Original da Estrela, Cox ou Paraíso comprimento máximo 20 mm.

PISTA

1-     Será “glubada”.

GERAL

1-     A vistoria será realizada por “vistoriador” indicado pelo Diretor de prova.

2-     A vistoria será realizada a partir das 18:50 hs terminando às 19:20 hs.

3-     Todas as etapas terão vistoria no início... O carro que sofrer qualquer tipo de reparo na bancada será vistoriado no final da prova. Poderão ser vistoriados outros carros a critério do diretor de prova.

4-     Os carros não vistoriados até as 18:50 hs não poderão competir.

5-      Os carros vistoriados serão retidos pelo “vistoriador” que os colocará na pista 5 minutos antes da largada para o “Warm up”.  Não será permitido ao piloto tocar no carro ou movimentar o mesmo antes da largada. (sujeito a penalidade de 1 volta).

6-     O carro que não atender o regulamento poderá ser reparado e reapresentado desde que dentro do período de vistoria.

7-     O carro reprovado na vistoria não poderá competir e não ensejará ao piloto a restituição da inscrição.

8-     Os carros serão entregues aos competidores no término de cada etapa podendo ser levados pelos mesmos.

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

1-      A classificação será por número de voltas na etapa completa e o prêmio será em ganho de pontos iniciais conforme abaixo:

Classificação

10º

11º

12º

pontos

6

4

3

2

1

1

0

 0

 0

 0

  0

 0


2-      A duração de cada fenda será de 3 (três) minutos e o intervalo entre fendas será de 90 segundos  cronometrados. Serão anotadas as barras no final de cada etapa, motivo pelo qual os pilotos não poderão tocar os carros até a liberação pelo diretor de prova).

3-      Das 3(três) primeiras etapas, uma poderá ser descartada pelo piloto devendo o mesmo comunicar o diretor de provas até 30 minutos antes da largada da semi-final

4-      A ultima etapa será obrigatória para os pilotos.

5-      As etapas poderão ter re colocadores dependendo do número de participantes.

6-      Toda vez que um carro sair da fenda ou da pista em pontos de difícil acesso, em caso de acidente com mais de um carro, ou ainda a critério do diretor de prova, ou invadir a fenda de outro competidor, a pista será desligada...em caso de saídas individuais, será acionado o “ Safet Car”...As luzes das torres começarão a piscar e a tensão das fendas será automaticamente reduzida.

7-      Será indicado pelo diretor, entre os pilotos que não estiverem correndo, um ou dois  “Bandeiras” cuja tarefa será fiscalizar e informar ao Diretor de Prova sobre Safet Car ou parada total da pista.

8-      Em caso de obstrução de fenda o “Bandeira” deverá informar em voz alta as cores das fendas bloqueadas.

9-      O diretor de prova agirá somente sob a informação do “Bandeira” e não considerará a informação dos pilotos, exceto em caso de “fenda”, que deverá ser informado pelo piloto.

10-  A cada fenda disputada a pista será desligada automaticamente e os carros deverão permanecer em seus lugares de parada até que os auxiliares os mudem de fenda, não sendo permitido aos pilotos tocarem seus carros. Entretanto o piloto poderá pedir ao auxiliar que seja dada permissão para arrumar contatos e limpar pneus recebendo o carro das mãos do auxiliar.

11-  O piloto que não estiver correndo será re colocador. (se houver nº suficiente de pilotos).

12-  Em caso de falha do “Bandeira” a decisão será a do Diretor de Prova.

13-  Somente ao “bandeira” caberá esses comandos para o Diretor de Prova.

temporada

10º

11º

12º

2003 a 2009

10

8

6

5

4

3

3